Agenda Econômica Semanal – 1 a 7 de outubro de 2018

Agenda doméstica tem IPCA e produção industrial

A divulgação da inflação ao consumidor e produção industrial será destaque da agenda doméstica nesta semana. O IPCA de setembro deve subir de –0,09% para 0,41%, puxado pelo grupo Transportes. A altas dos combustíveis nos postos, refletindo a entressafra do etanol e o aumento dos preços nas refinarias na 2ª quinzena de agosto, deve ajudar a explicar a dinâmica do resultado. Como contraponto, acreditamos que os alimentos continuarão operando em deflação, puxada por leite/derivados juntamente com itens do grupo in natura, como Batata, Cebola e Tomate. O resultado deverá continuar mostrando tendência de aceleração dos núcleos, ainda que o patamar siga contido.

Quanto à produção industrial (terça-feira), esperamos ligeiro arrefecimento em agosto ante o mês anterior, a qual deve avançar 1,0% (MoM). Ajuda a explicar nossa perspectiva o bom desempenho dos indicadores coincidentes, como a produção de veículos (9,5%, MoM, Anfavea), o fluxo de veículos pesados nas estradas (0,7%, MoM, ABCR) e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (0,4%, MoM, FGV).

A Anfavea deve publicar na quinta-feira seus números sobre o setor automobilístico de setembro. No decorrer da semana, a Fenabrave deve divulgar as vendas de veículos de setembro. O índice de confiança empresarial de setembro deve ser publicado pela FGV na segunda-feira. Os IPCs da 4ª quadrissemana de setembro também serão conhecidos durante a próxima semana. Tanto o elaborado pela FGV como o elaborado pela FIPE deve apresentar aceleração, impulsionados pelos preços do grupo Transportes.

Dados do mercado de trabalho nos EUA e de atividade de setembro serão os destaques internacionais. Apesar de possivelmente mostrar criação de vagas inferior a 200 mil postos, em função basicamente do furacão, o mercado de trabalho norte-americano deverá seguir aquecido. Dados finais da indústria e de serviços dos EUA, da China e da Área do Euro, serão divulgados ao longo da próxima semana.

tabela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s