Agenda Econômica Semanal – 13 a 19 de agosto de 2018

No Brasil, destaque para a divulgação do IBC-BR e da pesquisa de serviços, referentes a junho.

A divulgação do IBC-BR e da pesquisa de serviços, nesta semana, devem reforçar o ritmo gradual de recuperação da atividade doméstica observado no segundo trimestre, já apontado pela indústria e pelo varejo.

O IBC-Br de junho deve mostrar aumento de 3,2% (MoM), por causa da reversão que os números da atividade econômica mostraram, após um mês fraco devido à greve. Nesse sentido, destaque em junho para a produção industrial (13,1%), mais que compensando a queda vista em maio (-11,0%), o avanço do setor agropecuário (2,4%, MoM) e o varejo ampliado (2,5%, MoM). Além disso, nossa expectativa para o volume de serviços indica que tal setor também deve contribuir positivamente. Todavia, vale considerar que desde maio o índice de condições financeiras é contracionista, o que deve limitar a intensidade da recuperação do índice de atividade do Banco Central do Brasil no futuro próximo.

Na terça-feira, o volume de serviços deve apresentar alta de 2,0% (MoM) em junho, refletindo o intenso fluxo de serviço de veículos pesados nas estradas (47,0%, MoM), após a paralisação dos serviços de transportes provocada pela greve dos caminhoneiros no final de maio. Na quinta-feira, está prevista a publicação da PNAD Contínua Trimestral do 2T18, pesquisa que mostra mais aberturas do que a divulgada mensalmente.

 O IGP-10 de agosto deve desacelerar de 0,93% para 0,50% (MoM), puxado pelos produtos agropecuários. Os produtos industriais também devem contribuir para o movimento, com destaque para os alimentos industrializados (carnes, leite e óleos e gorduras). Os IPCs da 2ª quadrissemana de agosto também serão conhecidos na semana. O índice medido pela FGV (quinta) deve desacelerar de 0,20% para 0,18% devido à dissipação da alta da Energia elétrica e aos menores gastos com Recreação. Já o número da FIPE deve mostrar aceleração de 0,37% para 0,42%, impulsionado, por questões metodológicas, pelos preços de Energia elétrica.

 No cenário internacional, tensões comerciais e geopolíticas deverão continuar no radar dos mercados globais. Além disso, serão divulgados dados de atividade da China e dos EUA de julho, que serão relevantes para identificar os efeitos da guerra comercial principalmente na indústria desses países. Nesta semana, os desdobramentos da tensão comercial entre China e EUA devem continuar sendo monitorados como ponto de atenção. Além disso, teremos continuidade da agenda de resultados corporativos, com destaque para os números do WallMart (quinta-feira). Na quarta-feira, teremos publicação sobre julho das vendas do varejo e da produção industrial nos EUA. Dados sobre o mercado imobiliário norte-americano também serão conhecidos na semana. Destaque, na quarta-feira, para a publicação da confiança do construtor de agosto (NAHB), e na quinta–feira, para os números da construção de casas novas em julho.

 Na China, os indicadores de atividade econômica de julho serão os destaques na semana. Na segunda-feira, o número de julho da produção industrial deve acelerar de 6,0% para 6,3% (A/A) e do varejo deve indicar intensificação do ritmo de alta de 9,0% para 9,1%. Na terça-feira, teremos, no Japão, a publicação da produção industrial de junho. As discussões acerca do Brexit serão retomadas na quinta-feira, sendo um dos elementos de destaque da semana. É provável que Michel Barnier, um negociador chefe da União Europeia, faça uma coletiva de imprensa na sexta-feira para falar a respeito da evolução das discussões que estiveram em pauta no encontro de quinta-feira.

tab.png

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s