Agenda Econômica Semanal – 9 a 15 de julho de 2018

Resultados do varejo e serviços trarão uma melhor dimensão do impacto da greve dos caminhoneiros sobre a economia

A semana terá início com os mercados domésticos fechados devido ao feriado de de 9 de julho no Estado de São Paulo. Apesar disso, teremos alguns indicadores importantes durante a semana. Destaque para o varejo e o volume de serviços de maio, que permitirão avaliação mais completa do impacto da greve dos caminhoneiros sobre a atividade econômica. O impacto sobre a indústria foi forte, mas menor do que esperado e agora as atenções se voltam para o comportamento dos outros setores.

Na quinta-feira, o varejo restrito de maio deve recuar 3,9% (MoM), em função dos efeitos negativos da greve dos caminhoneiros. Os fracos indicadores coincidentes, como as consultas ao SCPC (-3,4%, MoM) e o movimento do comércio (-2,3%, MoM, Serasa) dão suporte à nossa estimativa. No conceito ampliado, a queda deve ser de 5,1% (MoM), em razão do fraco comércio de veículos (-9,4%, MoM, Fenabrave | -5,7%, MoM, Anfavea).

Na sexta-feira, o volume de serviços deve apresentar redução de 5,4% (MoM) em maio, refletindo o impacto da paralização dos caminhoneiros, que deve prejudicar o volume de serviços de transportes, a principal atividade que compõe o resultado do setor. A forte queda no fluxo de veículos pesados nas estradas (-27,7%) em maio aponta para uma deterioração do volume no segmento e ajuda a explicar nossa perspectiva.

No decorrer da semana, o IBGE também deve publicar seu Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) de junho (terça-feira). Além da magnitude efetiva das quedas, será muito importante monitorar quanto será recuperado em junho e julho, dado que as informações iniciais sugerem recuperação lenta.

Na agenda externa, destaque para os dados de inflação nos EUA e na China, que também divulgará seus dados de balança comercial. Os dados de inflação continuarão a ser monitorados de perto pelo Fed, especialmente porque os núcleos já estão bem próximos da meta de 2%. Em relação aos dados de junho da economia chinesa, será possível observar se já houve algum efeito antecipado do início das restrições comerciais.

tabela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s