O que o Brasil tem a ganhar com a Selic no novo patamar em um dígito?

O Brasil entra em um novo patamar estrutural do nível de juros. Segundo indicadores econômicos dos últimos meses, tudo indica que uma nova era de juros “mais civilizados” pode se iniciar em 2018. Embora ainda seja prematuro afirmar categoricamente que essa nova era veio em definitivo, dado o risco eminente das eleições, sinais benignos começam a se solidificar.

Ter a Selic orbitando muito próximo dos 6% a.a. é um grande alívio, num país que há pouco mais de um ano os juros estavam em 14,25%, liderando o ranking mundial de maiores juros reais. Atualmente, o Brasil está no sexto lugar, atrás de Turquia, Argentina, México, Rússia e Índia. Por trás do tombo na taxa básica de juros está uma combinação de recessão, com política monetária bem-sucedida e do desempenho excepcional nos agronegócios.

Segundo estimativas da REAG, para o cenário econômico dos quatro anos do mandato do próximo presidente, com juros e inflação bem-comportados:

  • PIB per capta crescerá de 10% a 15% – aumento real do poder de compra que atenderia a demanda habitacional reprimida no Brasil (atendimento de pelo menos 25% do déficit habitacional estimado em 7 milhões de unidade)
  • aumento do investimento habitacional e de infraestrutura de pelo menos R$ 1 trilhão até 2020
  • padrão da bolsa B3 seria de sucessivas quebras de recorde de valorização (exceto qualquer crise internacional): passaria dos atuais 80 mil pontos para algo próximo dos 120 mil pontos ao final do mandato do próximo presidente.

A pergunta que fica é se de fato o novo patamar de juros vai se manter. Tudo dependerá da vontade política do novo presidente e do andamento das reformas estruturais que o Brasil clama.

grafico 2grafico 1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s