Agenda Econômica Semanal – 5 a 11 de março de 2018

Semana com indicadores importantes tanto na agenda doméstica quanto na internacional: IPCA, mercado de trabalho nos EUA e decisão do BCE

Nesta semana, os olhos do mercado local estarão voltados para o PIM e IPCA, enquanto as atenções globais estarão voltadas para o mercado de trabalho nos EUA, decisão do BCE e China. Em semana com muitos indicadores relevantes, os olhos do mercado se voltarão, na agenda doméstica, para a produção industrial de janeiro (amanhã), que deve trazer recuo na margem, e o IPCA de fevereiro (sexta-feira), para o qual projetamos variação de 0,33% e núcleos ainda comportados. O IPCA de fevereiro deve acelerar de 0,29% para 0,32%, por causa das mensalidades escolares e das tarifas de Ônibus urbano. Na terça-feira, a produção industrial de janeiro deve mostrar recuo de 2,2% (MoM), compensando parcialmente a forte alta vista em dezembro (2,8%). Além dessa dinâmica, a queda de 2,8% (MoM) da produção de aço de janeiro e o recuo de 1,9% na importação de Bens Intermediários dão suporte à nossa análise.

O IGP-DI deve desacelerar de 0,58% para 0,14% em fevereiro devido à deflação da Batata, das Frutas (Mamão e Banana), das Carnes, dos Combustíveis (Gasolina, Óleo Diesel e Álcool). Na quinta, a FGV publicará o IPC da 1ª quadrissemana de março. O índice deve acelerar de 0,17% para 0,19%, puxado pelo grupo Habitação. A Anfavea deve divulgar seus números sobre o setor automobilístico de fevereiro na terça. Na quinta, a FGV publicará alguns indicadores sobre o mercado de trabalho de fevereiro (Indicador Antecedente de Emprego e Indicador Coincidente de Desemprego). O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de fevereiro, que trará atualização para a estimativa para a safra 2018/2019, será publicado pelo IBGE na quinta.

Na agenda internacional, o foco estará voltado para os indicadores do mercado de trabalho nos EUA (sexta), para o qual se espera criação de 190 mil postos. Na Área do Euro, o Banco Central Europeu (BCE) deverá manter as condições atuais de política monetária (quinta-feira), mas poderá calibrar suas projeções de PIB e inflação para este ano. Na China, a reunião anual do Parlamento confirmará a nova composição da liderança política do país e discutirá diretrizes para a economia.

tabela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s