Leitura do varejo em novembro reforça tendência de crescimento nas vendas

As vendas no comércio varejista voltaram a crescer em novembro, com alta de 0,7% na margem (sobre outubro, descontado os efeitos sazonais) no conceito restrito – à exceção dos setores automotivo e de materiais para construção – (ante -0,7% entre setembro e outubro) e elevação marginal de 2,5% na metodologia ampliada (vindo de -1,7% em outubro). Com relação a novembro de 2016, as vendas avançaram +5,9% no varejo restrito (oitavo resultado positivo consecutivo nessa comparação) e +8,7% no ampliado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE.

O resultado positivo foi impulsionado pelas vendas nos setores de artigos de uso pessoal e doméstico (+8%) e móveis e eletrodomésticos (+6,1%) devido aos eventos promocionais do final do ano, como a Black Friday, data em que o varejo promove promoções. Dos oito segmentos acompanhados pela pesquisa do varejo restrito, cinco registraram expansão das vendas. Mas de forma geral, a alta no volume de vendas no varejo deve-se basicamente ao incremento de renda dos brasileiros e pela deflação do preço de alimentação no domicílio.

Por outro lado, registraram recuo os setores de combustíveis e lubrificantes (-1,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,8%). Ambos haviam registrado resultado positivo em outubro, respectivamente, 1,6% e 2,7%. O setor de tecidos, vestuários e calçados (0,0%) manteve as vendas estáveis na passagem de outubro para novembro de 2017. A revisão do nosso cenário para o varejo em 2017 aponta alta de 2,6% no restrito e elevação de 4,3% na leitura do ampliado. Para 2018, projetamos +3,2% para o varejo restrito e +4,7% para o comércio que contempla também o segmento automotivo e de materiais para construção civil.

grafico 1grafico 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s