Agora sim parece que a economia inicia uma pífia trajetória de crescimento

Os indicadores econômicos de junho surpreenderam positivamente, reiterando a tese de que a recessão iniciada há três anos está finalmente sendo deixada para trás. Nossa avaliação indica que o ponto de inflexão começa a se solidificar nesse segundo trimestre do ano, período no qual os dados da produção industrial, do varejo e dos serviços mostraram alguma força, mesmo que ainda tímida e instável. Nossa análise, contudo, ainda segue precavida, atenta ao ambiente político doméstico e, sobretudo, a hipótese de uma aceleração do ritmo de aumento dos juros nos Estados Unidos.

O resultado ainda medíocre do IBC-Br em junho, indicador do Banco Central que antecipa o PIB, não desapontou, assim como os indicadores de desempenho dos setores varejista e de serviços. O índice que busca estimar, em bases mensais, o PIB mensurado trimestralmente pelo IBGE, em termos dessazonalizados, alta de 0,5% em relação a maio, após recuar 0,37% (dado já revisado) no mês anterior.

grafico 1

Dessa forma, o IBC-Br encerrou o segundo trimestre de 2017 com queda de 0,22% na variação interanual e de +0,25% na comparação trimestral, ante 0,0% (interanual) e +1,22% (trimestral) nos primeiros três meses deste ano. Ressaltamos, assim, que uma sequência de dois trimestres consecutivos de crescimento na comparação trimestral não ocorria desde o segundo semestre de 2013. Este resultado sugere que o PIB do segundo trimestre deverá se situar próximo da estabilidade em ambas as comparações.

grafico 2

grafico 3

Os dados do segundo trimestre reforçam a previsão da REAG de alta de 0,3% para o PIB de 2017. No nosso cenário, um resultado melhor, a depender do desempenho no segundo semestre dependerá de reformas e medidas fiscais adicionais. Acreditamos que as leituras dos indicadores de desempenho econômico de junho reduzem a probabilidade de uma leitura negativa do PIB do segundo trimestre. Mesmo assim, nada de novo é esperado para os próximos anos, que serão marcados por uma árdua e lenta retomada do crescimento.

grafico 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s