Com agenda doméstica fraca, decisão do Fed está no radar do mercado desta semana

Agenda Econômica Semanal – 13 a 19 março de 2017

A decisão de política monetária do Federal Reserve (quarta-feira) é o destaque da agenda desta semana. Assim como os mercados globais estão convictos de que o Fed antecipará a normalização de sua política monetária, apostamos na elevação da taxa de juros do país em decisão. Tal antecipação, já discutida por diversos membros do Fed, será pautada pela indicação de que a atividade econômica continua se fortalecendo no início deste ano e de que a inflação está acelerando gradualmente. Há dúvidas, porém, sobre a perspectiva de outros aumentos de juros nos EUA ao longo do ano. Embora os EUA tenham criado mais postos de trabalho do que se previa em fevereiro, os ganhos de trabalhadores subiram menos do que o esperado, sugerindo que a inflação do país permanece contida. Por isso, todo o mercado ficará atento à entrevista da presidente do Fed, Janet Yellen, que poderá reafirmar ou não a sinalização recente de três altas de juros por ano nos EUA até 2019 ou se ela apontará chances de uma extensão do ciclo de aperto monetário.

No mesmo dia, também nos Estados Unidos, serão divulgados os dados de vendas do varejo e de inflação ao consumidor de fevereiro. Outros bancos centrais que divulgam decisões são o do Reino Unido e do Japão (quinta-feira). Além disso, na China, merece destaque a divulgação na segunda-feira dos resultados do primeiro bimestre da produção industrial, das vendas do varejo e dos investimentos em ativos fixos. Com base nesses resultados, o mercado deverá ganhar maior confiança de que a economia chinesa tem conseguido manter o forte ritmo de crescimento neste primeiro trimestre. A agenda internacional também contará com a decisão de política monetária do Reino Unido (quinta-feira) e a leitura final do índice de preços ao consumidor da Área do Euro do mês passado, com a expectativa de manutenção da aceleração observada na prévia, puxada pela maior pressão dos preços de alimentação e energia.

 Já a agenda doméstica vem fraca esta semana, com destaque para a divulgação do IGP-10 de março (terça-feira) e emprego industrial paulista da Fiesp/Ciesp de fevereiro (quinta-feira). Hoje cedo tivemos o relatório Focus do Banco Central e à tarde teremos o resultado da balança comercial semanal. Os economistas do mercado financeiro pioraram marginalmente as projeções para o crescimento da economia neste ano. De acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, a mediana das expectativas para a expansão do PIB deste ano recuou levemente de 0,49% para 0,48%. Para 2018, ao contrário, o mercado elevou a previsão de alta. Passou de 2,39% para 2,40%. Quatro semanas atrás, a expectativa estava em 2,30%.

tabela agenda.png

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s