IBC-Br de agosto confirma retração econômica no 3º trimestre

 

Em agosto, a economia brasileira manteve o ritmo de retração, com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apontando queda de 2,72% na variação interanual, configurando a 17ª queda consecutiva nesta comparação e perda de 0,9% (com ajuste sazonal) na passagem de julho para agosto. Essa leitura foi influenciada pelos resultados negativos na produção industrial (-5,3% YoY e -3,8% MoM), no varejo ampliado (-7,7% YoY e -2,0% MoM) e no setor de serviços (-4,0% YoY e de -1,6% MoM). Apesar da melhora nos indicadores de confiança, os recentes resultados de atividade têm decepcionado, corroborando a incompatibilidade entre expectativa e realidade. O número de agosto reforça integralmente a projeção de que teremos nova perda econômica no terceiro trimestre deste ano.

Para setembro, projetamos que o IBC-Br venha com perda entre 3% e 3,5% na análise interanual. Já na variação marginal com ajuste sazonal, o IBC-Br deverá oscilar em torno da estabilidade. Assim, nossa projeção para o IBC-Br no fechamento do terceiro trimestre é de queda de 3,5% na variação interanual, enquanto para o PIB mantemos a posição de recuo de 2,3% YoY. A REAG descarta a possibilidade de variação positiva do PIB no terceiro trimestre deste ano, com a retomada do crescimento econômico esperada para o primeiro trimestre do ano que vem.

Conhecido como prévia do BC para o PIB, o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A previsão oficial do BC para a atividade doméstica deste ano é de queda de -3,3%. No Relatório de Mercado Focus da última segunda-feira, a mediana das estimativas do mercado estava em -3,19%.

ibcbr-agosto-2016-grafico12ibcbr-agosto-2016-grafico1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s