Agenda Econômica Semanal – 12 a 18 de setembro de 2016

Dados do varejo e do setor de serviços serão os destaques no cenário doméstico

Os indicadores de atividade econômica referentes a julho, a serem divulgados nesta semana, deverão sugerir queda mais moderada do consumo das famílias no trimestre corrente. Esperamos ligeira queda de 0,3% da atividade varejista entre junho e julho, informação a ser divulgada na terça-feira. Os indicadores coincidentes, como as consultas ao SCPC (-2,9% m/m) e o movimento do comércio apurado pelo Serasa (-1,2% m/m) dão suporte à nossa estimativa. Para o varejo ampliado, acreditamos na alta de 0,7% em julho, influenciado pelo crescimento das vendas de veículos (Fenabrave, 5,8% m/m e Anfavea, 4,6% m/m). Na sexta-feira, o IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Serviços, que deverá mostrar aumento de 0,6% (m/m), refletindo nossa projeção para o varejo ampliado. No entanto, o menor fluxo de veículos pesados nas estradas (-1,5% m/m ABCR) deverá limitar o avanço. Também na sexta-feira será conhecido o índice de confiança do empresário industrial da CNI, o primeiro referente a setembro.

Destacamos ainda a divulgação do IGP-10 de setembro, na quinta-feira, o qual deve subir de –0,27% para 0,40%, estimulado pelo aumento de preços dos produtos agropecuários e industriais. Na terça, o índice da Fipe da 1ª quadrissemana de setembro deve acelerar de 0,11% para 0,17%, liderado por alimentos. Na sexta, o IPC da FGV da 2ª quadrissemana de setembro deverá vir com desaceleração de 0,34% para 0,25%, puxado por Educação, Alimentação e Vestuário. Ainda sem data definida, a arrecadação federal deve ser de R$94,4 bilhões em agosto, o que representará queda de 7,6% (a/a). A piora deve refletir o fraco recolhimento de tributos provocado pela deterioração da atividade econômica.

Especificamente em relação à China, hoje à noite, teremos os resultados da produção industrial, dos investimentos em ativos fixos e das vendas do varejo de agosto. Acreditamos que os dados trarão informações mais consistentes acerca da intensidade do crescimento da economia chinesa neste terceiro trimestre, após os resultados do índice PMI e da balança comercial surpreenderem de forma positiva. A produção industrial da China deve crescer em agosto, acompanhando o PMIs Manufatura da Caixin (de 50.6 para 50.6 pontos) e o medido pelo órgão oficial do país (de 49.9 para 50.4), ambos acima do nível de contração.

Na agenda dos EUA desta semana conheceremos os dados do varejo, da indústria e o indicador de confiança do consumidor. O varejo deve apresentar contração em agosto seguindo o ritmo observado nas vendas interna de veículos. No que se refere a produção industrial, o indicador deve recuar em agosto, refletindo o desempenho apresentado por índices do setor como o Empire Manufacturing (de 0.55 para –4.21), o ISM Manufatura (de 52.6 para 49.4) e o PMI Chicago (de 60.7 para 47.5), todos referentes a agosto. Já a prévia da confiança do consumidor deve aumentar em setembro. Embora o número de contratações tenha desacelerado em agosto (com o payroll reportando a criação de 126 mil vagas ante 225 mil em julho), o mercado de trabalho deve continuar próximo do pleno emprego, o que dará animo às famílias.

Por fim, na quinta-feira, o banco central da Inglaterra (BoE) se reunirá para definir a taxa básica de juros da economia. Na última reunião, o BoE reduziu a taxa em 25 bps e anunciou nova expansão do seu programa de compra de bônus. Com a expectativa de que a autoridade mantenha inalterada a taxa de juros, o mercado estará atento a qualquer sinalização que possa indicar novos cortes nas próximas reuniões, devendo observar como votarão os membros do comitê.

agenda semanal 12 setembro tabela.png

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s