Agenda Econômica Semanal – 22 a 28 de agosto 2016

Agenda Econômica Semanal

22 a 28 de agosto 2016

Na agenda doméstica destacamos o IPCA-15 e a nota do setor externo, enquanto na internacional o discurso da presidente do Fed

Para a inflação medida pelo IPCA-15 de agosto projetamos ligeira desaceleração de 0,54% para 0,48% influenciada pela queda no preço dos alguns produtos in natura. O grupo Habitação terá como destaque a queda do item energia elétrica por conta da queda na tarifa de São Paulo, Curitiba e Belém. Por outro lado, o grupo Educação terá alta sazonal. No quesito inflação, esperamos que os IPCs da 3ª quadrissemana de agosto continuem desacelerando. No que se refere ao IPC-S, a alta de Alimentação (puxado por alimentação fora do domicílio) deve ser compensada pela perda de intensidade no avanço do segmento Cuidados pessoais e Comunicação. Já o IPC-Fipe deve continuar sofrendo influência baixista da redução da tarifa de energia elétrica e dos preços menores dos alimentos. O INCC-M de agosto deve desacelerar de 1,93% para 0,15% em razão da dissipação do reajuste salarial concedido em São Paulo e no Rio de Janeiro em julho.

Também merecem destaque na semana os dados da sondagem da indústria, do comércio e do setor de serviços, além da nota de política monetária, de crédito e do setor externo. Sobre o crédito, é esperado baixo crescimento do estoque, em linha com a queda no ritmo de concessões observada desde o início do ano. Já em relação à nota do setor externo referente ao mês passado (terça-feira), projetamos déficit em conta corrente de US$ 4,7 bilhões. O resultado mais negativo se dará, em grande medida, pela sazonalidade do período.

Em relação ao resultado primário do Governo Central (sexta-feira) de agosto a expectativa é de que venha com desempenho ainda pior do que em julho. Para o período projetamos déficit de –R$ 21,6 bilhões, valor que contempla o pagamento de subsídios e auxílio financeiro extraordinário ao estado do Rio de Janeiro para a realização dos Jogos Olímpicos. Além disso, ao longo da semana, a FGV divulgará as sondagens de agosto. Acreditamos que os indicadores continuarão mostrando melhora da confiança, reforçando os sinais de estabilização da atividade, principalmente da indústria.

No exterior, as atenções estarão voltadas para o discurso da presidente do Fed, a divulgação do CFNAI e dados do PIB, assim como as leituras preliminares dos índices de atividade PMIs dos Estados Unidos e da Área do Euro. Após as declarações de William Dudley (presidente do Fed de NY), o mercado estará atento ao discurso de Janet Yellen no simpósio anual de política monetária em busca de uma sinalização sobre o rumo da taxa básica de juros. Acreditamos que a presidente do Fed deve endossar o tom emitido pelo Fed na Ata da última reunião do FOMC divulgada, documento no qual a instituição afirmou que prefere aguardar por sinais mais claros de aceleração da inflação antes de retomar o processo de alta de juros. Entretanto, acreditamos que a possibilidade de elevação de juros em setembro não será excluída da discussão, desde que a economia dê suporte para tal movimento. A preocupação do Fed é evitar que o mercado retarde demasiadamente a perspectiva de alta de juros, embora não veja condições ideais para elevação da taxa.

O CFNAI, medido pelo Fed de Chicago, deve refletir o desempenho melhor que o esperado para a produção industrial de julho, indicador que teve ganho de 0,7%. Já a 2º prévia do PIB do 2T16 deve mostrar ritmo de crescimento mais lento. Novos números sugerem lucro menor das empresas, produtividade mais baixa e aumento do déficit externo, elementos que devem piorar o resultado ante a 1ª prévia. Vale lembrar que a primeira divulgação apontou elevação na margem de 1,2%, frustrando as expectativas e mostrando forte queda do investimento privado. Os PMIs trarão informações importantes sobre as economias dessas regiões neste terceiro trimestre, podendo confirmar a resiliência da atividade da Área do Euro após o Brexit, pelo menos no curto prazo.

agenda semanal 22 agosto 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s