Agenda Econômica Semanal – 4 a 10 de julho de 2016

Agenda Econômica Semanal

4 a 10 de julho de 2016

 Atenção do mercado nesta semana estará voltada para a desaceleração do IPCA e aceleração do IGP-DI em junho

O resultado do IPCA de junho, a ser conhecido na próxima sexta-feira, será o destaque da agenda de indicadores domésticos desta semana. O resultado do IPCA de junho (sexta-feira) será o principal indicador da semana. O índice deve apresentar desaceleração de 0,78% para 0,38% devido à queda no preço dos combustíveis, do recuo dos in natura e das carnes, da dissipação na alta da tarifa de energia elétrica e da redução na pressão alta provocada pelo reajuste do cigarro. Esta semana também será conhecido o IGP-DI de junho (quinta-feira). Acreditamos que o indicador mostrará aceleração de 1,13% para 1,78%, impulsionado pelos produtos agropecuários no atacado, que devem refletir a alta dos grãos, da batata e do feijão. Do ponto de vista dos produtos Industriais, o índice deve ser pressionado pelo elevado preço do farelo de soja e pelos alimentos industrializados.

Outros IPCs quadrissemanais sairão no decorrer da semana. O IPC-FIPE da quarta quadrissemana de junho (terça-feira) deve mostrar subir (0,42% para 0,48%), puxado pelos grupos Alimentação, Habitação e Transportes. Na mesma direção, o IPC-FGV da primeira quadrissemana de julho (sexta-feira), deve registrar ritmo de alta mais intenso (0,26% para 0,40%), estimulado pelo movimento dos grupos Alimentação, Educação e Transportes.

A agenda também contemplará a divulgação dos dados de produção e vendas de veículos de junho da Anfavea (quarta-feira) e do Índice Nacional de Expectativas do Consumidor da CNI, também do mês passado, na sexta-feira. Destacamos ainda a publicação pela FGV dos indicadores sobre o mercado de trabalho (IAEmp – Indicador Antecedente de Emprego e ICD – Indicador Coincidente de Desemprego, quarta-feira) do mesmo período.

No exterior, as atenções estarão voltadas à divulgação dos dados de mercado de trabalho norte-americano de junho, na sexta-feira, após a redução do ritmo de geração de vagas nos últimos dois meses. Também merecem destaque as leituras finais dos índices PMI Markit referentes ao mês passado: as informações do setor de serviços chinês serão divulgadas hoje à noite e os indicadores compostos da Área do Euro e dos Estados Unidos amanhã.

agenda economica semanal 4 a 10 de julho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s