Agenda Econômica Semanal – 6 a 12 de junho de 2016

Agenda Econômica Semanal

6 a 12 de junho 2016

Decisão de política monetária do Copom é o grande destaque desta semana

O principal evento da agenda econômica nesta semana será a reunião do COPOM, na quarta-feira. No encontro, que ocorre em meio à um processo de reestruturação na diretoria do BC (é provável que Ilan Goldfajn não seja sabatinado a tempo de presidir a reunião), deve pesar de forma negativa o sentimento de que novos riscos cercam a trajetória para a inflação. Nesse sentido a REAG acredita que os níveis de inflação ainda elevados deverão levar o Banco Central a manter a taxa Selic em 14,25%, devendo apresentar um comunicado lacônico.

Os indicadores de inflação vêm na sequência dos destaques da agenda desta semana. O IPCA de maio (quarta) deve mostrar aceleração de 0,61% para 0,76%, refletindo o maior ritmo de alta do item de Taxa de água e esgoto, que deve ser impulsionado pela revogação do bônus e pelo reajuste em várias capitais, inclusive São Paulo. Além disso, o encarecimento do cigarro devido à alta do IPI e o resíduo do reajuste nos medicamentos também devem contribuir para o movimento. Na terça, o IGP-DI de maio deve apresentar aceleração (de 0,36% para 0,87%) devido ao expressivo avanço no preço dos grãos (soja e milho), à elevação nos preços dos alimentos industrializados e à aceleração no IPC. Sobre os grãos, em especial o milho, o movimento doméstico será puxado pelo aumento no preço internacional, provocado pelos baixos estoques e pela elevação recente no preço do petróleo. A 1ª prévia do IGP-M de junho deve desacelerar (0,59% para 0,55%), influenciado pelo menor ritmo de alta dos preços ao consumidor (IPC) e pelo arrefecimento dos preços da construção civil (INCC).

A agenda doméstica também contempla a divulgação de importantes indicadores coincidentes de maio, como os de venda e produção de veículos da Anfavea (hoje), o fluxo pedagiado de veículos da ABCR na sexta-feira, e a produção de papelão ondulado da ABPO sem data definida. Na quinta, é a vez dos números do mercado de trabalho de maio da FGV serem conhecidos (Indicador Coincidente de Desemprego e Antecedente de Emprego).

No exterior, os destaques da agenda internacional serão as divulgações dos resultados finais dos PIBs da Área do Euro e do Japão, amanhã.

agenda economica semanal - 6 a 12 de junho

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s